O artigo publicado na Revita Digital La Educ@cion da Organização dos Estados Americanos (OEA) de João Mattar, “WEB 2.0 E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CASES NO BRASIL , aborda uma fundamentação teórica para um novo modelo de educação, que incorpore web 2.0 e redes sociais à EaD. Para Mattar, "a ideia do aututor afronta a alienação a que foram submetidos os professores em EaD" e nesse novo cenário de aprendizagem a distância, os PLEs assumem o lugar dos ambientes virtuais de aprendizagem modularizados pelos webdesigners. "Da mesma maneira que o usuário está acostumado a personalizar seu espaço nas redes sociais, nos PLEs (Personal Learning Environments) o aluno organiza seu espaço de aprendizagem, que não é mais ditado e determinado pelo professor". O artigo aborda também o uso dos recursos educacionais abertos (REA), os games e as teorias da aprendizagem mais utilizadas na EaD. Resumindo: Necessitamos urgentemente procurar novas perspectivas para pensar a EAD no Brasil.
Muito interessante esse artigo! Realmente devemos nos atualizar para trabalhar com a EAD.. E devemos fazer isso rapidamente, uma vez que será o Ensino do futuro! Será que consigo o artigo na íntegra, via web??
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